minha unha!!!

minha unha!!!
MINHA UNHA...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

MANICURE...PROFISSÃO!!!




Manicure

"Profissional que trata das mãos e pés dos seus clientes, aparando, polindo e esmaltando-lhes as unhas"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser manicure e pedicure?

O manicure e pedicure são profissionais que cuidam da saúde e embelezamento das unhas das mãos e dos pés por meio de técnicas de uso de instrumentos específicos de seu trabalho, como alicates, cortadores e lixas. Para tanto, realiza sua tarefa respeitando os critérios de higiene e estética da profissão, esterilizando os objetos de trabalho para evitar a transmissão de doenças e conservá-los em condições de uso.

Quais as características para ser manicure e pedicure?

Para atuar nesta profissão é necessário se interessar por estética e ser bastante habilidoso com trabalhos manuais, para conseguir o melhor resultado e sem ferir o cliente.

Características desejáveis:

  • Preocupação constante com a higiene
  • Bom senso estético
  • Habilidade para lidar com objetos pontiagudos e pequenos
  • Boa visão
  • Capacidade de concentração
  • Estar atento a novidades na área estética
  • Ser detalhista
  • Boa capacidade de comunicação, para interagir com o cliente e saber o que ele realmente deseja

Qual a formação necessária para ser manicure e pedicure?

Não existe uma lei que regulamenta a profissão de manicure e pedicure. É um caso típico onde o exercício e a prática, acabam formando o profissional. Apesar disso, é importante que manicures e pedicures procurem fazer cursos que a tornem mais competitiva no mercado de trabalho e capacite para as mais variadas exigências dos clientes. Sempre atualizar-se em relação a novos cremes, esmaltes e técnicas de polimento, possibilita que o profissional seja mais requisitado por aqueles que procuram seus serviços, tornando-os clientes fiéis e satisfeitos.

Principais atividades de manicures e pedicures

Entre suas atividades diárias estão:
  • Corte das unhas das mãos e dos pés
  • Polimento
  • Retirada da cutícula
  • Esmaltagem
  • Aplicação de "base" nas unhas
  • Aplicação de cremes e esfoliantes que facilitem a retirada da cutícula e dêem maciez às mãos e pés
  • Aplicação das chamadas "unhas postiças" para clientes que as desejem
  • Esterilização dos instrumentos de trabalho

Áreas de atuação e especialidades

Manicures e pedicures muitas vezes atuam como autônomos, podem trabalhar em suas próprias casas, fazendo adaptações em algum dos cômodos para receber os clientes, ou à domicílio indo até a casa dos clientes para realizar sua atividade. Porém, na maioria das vezes, manicures e pedicures atuam em salões de beleza ou clinicas de estética, atuando junto a cabeleireiros, maquiadores e outros profissionais ligados à área. Há também profissionais que com uma maior capacitação, adquirida com a prática e por meio de cursos de atualização, alcançam um grande número de clientes e acabam abrindo seu próprio salão ou clínica estética. Para um maior aperfeiçoamento profissional, é bastante recomendável que as manicures e pedicures estejam sempre atentas às feiras de beleza (beauty fairs) promovidas principalmente em grandes centros como São Paulo. Elas trazem inovações na área estética e de tratamento dos pés e das mãos, aumentando o conhecimento técnico destes profissionais.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho de manicures e pedicures é exclusivamente do setor privado e apresenta-se competitivo, pois depende do grau de competência e técnica que cada profissional tem para atrair mais clientes. Uma área que cresce bastante é a das clínicas de beleza e estética, que emprega muitos profissionais deste setor e é uma forma mais garantida de remuneração que o autônomo, que depende exclusivamente da alta clientela para conseguir lucro. Além disso, clientes que vão a estas clínicas costumam fazer vários tratamentos de beleza, incluindo manicure e pedicure, tornando-as conhecidas no meio em que trabalham e desenvolvendo uma clientela cativa.

Curiosidades

A partir de meados do século passado, a aplicação de unhas postiças em mulheres tornou-se bastante popular e conhecida pelas manicures. Trata-se da colocação de unhas sintéticas sobre as naturais, deixando-as mais longas, sempre pintadas e brilhantes. As próteses são feitas de material plástico moldadas em acrílico e pintadas de forma que não se perceba que são artificiais. Elas são aplicadas e em 30 a 40 segundos já começam a firmar-se sobre as naturais e em torno de uma hora, a cliente já pode movimentar as mãos, pois as novas unhas já estão fixadas inteiramente. Para removê-las, costumeiramente as manicures utilizam-se solventes, como a acetona, que após vinte minutos em contato com o material, o descola facilmente. Esta técnica é preferida por mulheres que têm o hábito de roer as unhas, mantendo-as sempre curtas e sem esmalte.
 Espero que tenham gostado, grande beijo fraterno no coração de todas vcs!!!

3 comentários:

  1. Olá!!
    Estive caminhandopelo seu blog, mas que arte linda! as unhas ficam maravilhosas!
    amei!
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Daniela, vim através do blogueiras unidas conhecer o teu blog, adorei as unhas, que arte linda a sua. Já estou te seguindo e deixando um grande beijo cor de rosa no coração!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dani!
    Obrigada pela participação no "Cá entre nós"
    Adoro pintar, mas se eu dependesse de ser pedicure acho que estaria perdida, minha coluna não ajuda muito, mas concentração, bom senso entre outras coisinhas até que tenho. Unhas mesmo só faço a minha, sorte que temos profissionais maravilhosas, parabéns pra ti.
    Beijokas e uma linda sexta-feira.

    ResponderExcluir

Olá queridas amigas e visitantes é um imenso prazer recebê-los aqui em meu cantinho,fiquem a vontade para comentar,um grande bj no coração de todos...